quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Carta do General Santa Rosa / Jobim anuncia destituição de general.

Jobim anuncia destituição de general que criticou Comissão da Verdade

image


Rio de Janeiro, 10 fev (EFE).- O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou nesta quarta-feira a destituição do general do Exército que criticou a decisão do Governo de criar a Comissão da Verdade para investigar as violações aos direitos humanos durante o regime militar (1964-1985).

O general Maynard Marques de Santa Rosa será destituído do cargo de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército, afirmou hoje Jobim em declarações citadas pela "Agência Brasil".

A exoneração foi anunciada depois que o jornal "Folha de S. Paulo" divulgou o conteúdo de uma nota distribuída na internet. Nela, Marques de Santa Rosa, general de quatro estrelas e membro do Alto Comando do Exército, diz que a Comissão da Verdade seria uma Comissão da Calúnia porque seria comandada por "fanáticos".

Jobim assegurou que recomendou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua condição de comandante das Forças Armadas, que destituísse o diretor de pessoal do Exército.

O ministro acrescentou que o próprio comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmou que a nota que circula na internet é de autoria de Marques de Santa Rosa.

A assessoria de imprensa do Exército esclareceu que a nota é uma carta pessoal que o general lhe enviou a um amigo e que não pode ser interpretada como uma posição oficial da instituição.

"Confiar a busca da verdade a fanáticos é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados do raposo", assinala a suposta carta do oficial.

O general alega que as autoridades, personalidades e defensores dos direitos humanos nomeadas por Lula como integrantes da Comissão da Verdade são "os mesmos fanáticos que no passado recente adotaram o terrorismo, o sequestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime, para chegar ao poder".

A criação da Comissão da Verdade em dezembro passado foi objeto de várias polêmicas e chegou a gerar uma crise no Governo.

Os oficiais temiam que a Comissão tivesse poderes não só para investigar, mas também para sancionar, o que equivaleria a revogar a Lei de Anistia de 1979, que beneficiou militares e guerrilheiros e que permitiu a redemocratização do Brasil.

 

Carta do General Santa Rosa

image

"A COMISSÃO DA “VERDADE”
A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.
A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável “Discurso sobre o Método”, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que “a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade”.
A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que “as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras”.
Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa.
A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.
A “Comissão da Verdade” de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder.
Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou.
Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma “Comissão da Calúnia”.
Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa"

O GENERAL DOS GENERAIS BRASILEIROS.

HOMEM DE CORAGEM E QUE MEREÇE NOSSO CARINHO.

BRAVO BRAVO GENERAL.

 

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog