terça-feira, março 26, 2013

Transparência Internacional

levar imagem

http://www.transparency.org/news/feature/no_impunity_brazils_court_delivers_a_strong_message

Em 13 de novembro a Corte Suprema no Brasil condenou um dos principais políticos do país, José Dirceu ex-chefe de gabinete do presidente Lula, a 10 anos e 10 meses de prisão por corrupção em um escândalo de compra de votos que foi descoberto em 2005. Esta frase significativa ressaltou a intenção do Judiciário para enviar uma forte mensagem de que não haverá impunidade para os políticos no Brasil.Isso foi parte de um processo altamente divulgada de 40 políticos e empresários que rebitadas brasileiros por mês. Pesquisas recentes no Brasil mostraram que a maioria das pessoas acredita que os políticos iria sair.

Da Transparência Internacional, acreditamos que é imperativo que não deve haver impunidade para aqueles com poder e influência que usam seus cargos para ganho pessoal . As pessoas precisam acreditar que suas instituições são justas e que todos são iguais perante a lei. Por que as pessoas comuns se resistir à corrupção que estão no topo não e fugir com ela?

Muitas vezes, no Brasil, os políticos e aqueles com influência ter evitado justiça. Isso se refletiu na pesquisa que fazemos.

  • Pontuações Brasil 3.8 e classifica 73 de 183 países em 2011 da Transparência Internacional Índice de Percepção da Corrupção , em uma escala onde 0 significa um país é percebido como meio altamente corruptos e 10 que o país é percebida como muito limpos. deste ano Corrupção Índice de Percepção será publicado em 5 de dezembro.
  • Brasil ocupa o 14 º dos 28 principais países exportadores de 2011 da Transparência InternacionalÍndice de Pagadores de Suborno , que jumentas que os principais países exportadores são susceptíveis de pagar subornos quando fazem negócios no exterior.
  • Brasileiros acreditam que os partidos políticos eo Parlamento são as instituições mais corruptas e 64 por cento dos entrevistados disseram que a corrupção aumentou no ano passado três, de acordo com o Barómetro Global da Corrupção 2010/2011.

Quarenta pessoas de negócios e da política estão sendo julgados por seu envolvimento no chamado Mensalão escândalo que eclodiu em 2005. As acusações, que incluem corrupção, lavagem de dinheiro e pagamentos ilícitos, dizem respeito a um esquema para fornecer pagamentos mensais - ou mensalão - a políticos para comprar os votos necessários para manter então o governo do presidente Lula Partido Socialista no poder. A pessoa mais alto nível a ser condenado é José Dirceu, ex-chefe de gabinete do presidente Lula na época, que foi apontado como o mentor do esquema.

Até agora, 25 foram condenados e quatro absolvidos com um punhado mais ainda esperando julgamento. Os condenados são susceptíveis de ser sentenciado no próximo mês. Pela primeira vez, os políticos poderosos pode ir para a prisão.

VENTOS DE MUDANÇA

Brasil está colocando no combate à corrupção no topo da agenda. No ano passado, a presidente Dilma Rousseff mostrou pouca hesitação quando ela forçou uma sucessão de ministros de seus empregos quando eles foram citados em escândalos de corrupção e iniciativas cidadãs novos estão dando mais poder ao povo para manter seus líderes a conta. Em uma entrevista recente, após a condenação de Dirceu, o presidente disse: "Eu aceito a decisão e não desafiá-la."

Constituição do Brasil afirma que os cidadãos estão autorizados a propor legislação ao Congresso Nacional. Mais de 1 milhão de brasileiros fez exatamente isso ao propor uma lei que em 2010 foi aprovada como a Lei de Registros Limpa ( Lei da Ficha Limpa ), que visa prevenir a corrupção em ambos os parlamentos nacionais e regionais. Esta lei afirma que as pessoas criminalmente condenados por um tribunal judicial ou administrativo são inelegíveis para concorrer a um cargo político por oito anos consecutivos em qualquer nível. Nas recentes eleições locais mais de 1.000 candidatos foram barrados por causa disso.

O governo também aprovou um direito à informação lei em 2012, que garante o acesso dos cidadãos brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais de documentos públicos. Adequadaimplementação da lei agora é necessário para garantir uma maior transparência e prestação de contas. O Brasil também se juntou com os Estados Unidos como co-fundador da Parceria para Governo Aberto ,que apela aos governos para melhorar a transparência e evitar a corrupção. A parceria do Plano de Acçãofoi publicado em 2011.

Este é um começo, mas ninguém está sob a ilusão de que o problema da corrupção foi resolvido.

Como Leo Torresan, chefe de Amaribbo , nosso parceiro no Brasil descreveu a direção Brasil está tomando : "O Mensalão julgamento é um divisor de águas verdadeira entre o passado eo futuro, e certamente um golpe violento contra a corrupção e os corruptos acostumados à impunidade, especialmente quando se trata do uso do dinheiro público. Os brasileiros vão começar a entender o que está acontecendo. Mas ainda há mais a ser feito. "

A 15 ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ANTI-CORRUPÇÃO

7-10 de Novembro deste ano, os principais especialistas da comunidade anti-corrupção se reuniram na capital do Brasil, Brasília para a  15 ª  Convenção Internacional de Combate à Corrupção  para fazer um balanço da luta global contra a corrupção. Com o tema Mobilização Pessoas: Conectando Agentes de Mudança, que apresentou as melhores práticas e desafios na prevenção da corrupção, lições o Brasil pode aprender e implementar. Leia mais sobre os resultados da conferência e da Declaração de Brasília.

Imagem: Flickr / Creative Commons: movimentobrasilcontracorrupcao

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog