segunda-feira, maio 13, 2013

Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgênicos: nossos objetivos e atuação

 

http://www.esplar.org.br/images/200x157/transgenicos.jpg

Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgênicos: nossos objetivos e atuação
A Campanha Nacional Por Um Brasil Livre de Transgênicos foi criada em 1999 por um grupo de organizações não governamentais (ONGs) preocupadas com as conseqüências que o uso dos transgênicos pode trazer para nossa saúde, para o meio-ambiente e para a economia do País.

Essa questão é da maior importância para o Brasil. A introdução de transgênicos (também conhecidos por OGMs - Organismos Geneticamente Modificados) entre nós, além de ameaçar a nossa excepcional biodiversidade, também causaria uma enorme perda econômica. Isto porque, em todo o mundo, o Brasil é a única grande área produtora de alimentos que não adotou culturas transgênicas.

Isso significa que, além de fornecermos à população brasileira alimentos seguros, temos a grande vantagem econômica de poder exportar para importantes mercados mundiais que não aceitam os produtos transgênicos.

Queremos que antes que se tome uma decisão sobre o cultivo, a comercializaçâo e o consumo de transgênicos no Brasil, sejam feitas pesquisas por instituições científicas de comprovada qualidade e independência, que assegurem que os transgênicos não são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Atualmente, há fortes indícios que apontam para conseqüências imprevisíveis.
Ao mesmo tempo, queremos que sejam feitas pesquisas e que haja incentivos para desenvolver a agroecologia, uma agricultura eficiente e moderna, que respeite o meio ambiente e leve em consideração as condições sociais do setor.

Consideramos que, para que a população possa decidir o que deseja consumir, precisa estar bem informada sobre o seu impacto na saúde, no meio ambiente, na agricultura e na economia.

Mais


Jornal: Por um Brasil Livre de Transgênicos (documento em PDF. Se você ainda não tem, faça o download)


Jornal: Por um Brasil Livre de Transgênicos II (documento em PDF. Se você ainda não tem, faça o download)


Dicas para divulgar o problema dos transgênicos


Contatos e referências da Campanha nos estados

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog