Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama; da China, Hu Jintão; e o primeiro ministro da Rússia, Vladmir Putin, são, pela ordem, as três pessoas mais poderosas do mundo, segundo ranking da revista Forbes.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que governa o maior produtor de almentos do mundo, segundo a Forbes, é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, e o ex-presidente americano Bill Clinton é a 31ª.
Uma fonte com trânsito entre lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) disse que o projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é eleger a ex-ministra Dilma Rousseff sua sucessora e colocá-la entre a 20ª e a 15ª pessoa mais poderosa do mundo.
Com Dilma presidente, Lula chegaria ao comando da Organização das Nações Unidas (ONU), e, em 2014, concluiria seu projeto político retornando à Presidência do Brasil para buscar o posto de um dos três homens mais poderosos da Terra.
O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado o 4º homem mais poderoso do mundo, enquanto o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, é o 62º, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, é o 67º, e o saudita Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, é o 37º na lista.
A elaboração da lista tentou responder questões como a influência as pessoas têm sobre outras, o seu controle sobre grandes recursos financeiros, assim como o poder que conseguem exercer em múltiplas esferas.
A Forbes diz que a escolha de Lula como 33º homem mais poderoso do mundo foi devido ao fato dele governar “o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango”, e do seu “projeto de estimação” ser a exploração dos vastos campos de petróleo na costa brasileira, “tornando o país o número 1 no mercado de carbono projetado em US$ 125 bilhões”.
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, maior produtor e exportador de soja do mundo, 62º no ranking da Forbes, em 2005 foi acusado de desmatar a floresta amazônica, pelo que recebeu o prêmio “Motosserra de Ouro”, da ONG Greenpeace.
Entretanto, a revista informa que Maggi mudou sua imagem com os ambientalistas ao conseguir reduzir dramaticamente o desmatamento no Estado e defender uma compensação financeira para que os agricultores não desmatem a floresta.
O presidente do Brasil aparece no ranking acima dos primeiros ministros do Japão, Yukio Hatoyama, 35º, e da Índia, Manmohan Singh, 36º; e fica atrás dos primeiros ministros da Itália, Silvio Berlusconi, 12º; da Alemanha, Angela Merkel, 15º; da Grã-Bretanha, Gordon Brown, 29º; do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Il, 24º; e do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, 20º.
Os 11 homens mais poderosos:
1º . Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
2º . Hu Jintao, presidente da China
3º . Vladimir Putin, premiê e ex-presidente da Rússia
4º . Ben Bernanke, presidente do Fed
5º . Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google
6º . Carlos Slim Helu, empresário mexicano
7º . Rupert Murdoch, magnata da mídia
8º . Michael T. Duke, presidente da Wal-Mart
9º . Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, rei da Arábia Saudita
10º . Bill Gates, fundador da Microsoft
11º . Papa Bento 16
ANTONIO CARLOS LACERDA
PRAVDA.Ru BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário