quarta-feira, dezembro 08, 2010

O primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil.

imageimage  

Para o Espiritismo, Jesus Cristo é um mestre muito evoluído.

O pesquisador e educador Alan Kardec codificou a doutrina espírita.

A partir do próximo ano, o Espiritismo deixa de ser um estudo exclusivo de centros espíritas espalhados pelo território nacional e passa a ser ensinado em faculdades. O Paraná sai na frente e anuncia para 2011 o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil, com direito à diploma, beca e tudo o que é de direito em graduação universitária.

O Brasil é conhecido como o país do Espiritismo com cerca de 2 milhões e 300 mil adeptos. Embora a doutrina tenha surgido na França há cerca de um século e meio, através do educador e pesquisador francês Alan Kardec, foi no Brasil que a crença e experiências tiveram ampla disseminação.

A doutrina da Ciência Espírita tem como base a crença em um Deus Único, criador de todo o Universo e a multiplicidade de mundos habitados. Para os espíritas, a alma é imortal e está em eterna evolução por meio de sucessivas encarnações.

O curso terá foco na análise da doutrina em seu caráter religioso, filosófico e científico. A existência da alma e sua sobrevivência ao transe da morte, bem como fenômenos da mediunidade representam  um universo ainda a ser  estudado nas rodas acadêmicas.

A graduação de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba.

3 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Parabéns aos paranaenses! Sou kardecista, mas, considero o espiritismo mais uma doutrina filosófica do que mesmo uma religião!
E nessa condição de filosofia, ele é estudado por dezenas de milhões de brasileiros (uns concordando outros nem tanto) o que eleva em muito o número de pessoas que vão assimilando aos poucos conceitos como carma, reencarnação, mediunidade, etc. Sou pernambucano.

Anônimo disse...

A faculdade dr. Leocádio José Correia, localizada em Curitiba, no estado do Paraná, não esta autorizada a ministrar o curso de Teologia Espírita no Brasil.
Essa Informação é diretamente do Ministério da Educação (Site E-mec). A portária o qual a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (Sbee) localizada em Curitiba no estado do Paraná no bairro Vila Tingui, usa da portaria n.º 2501 de 30 de agosto de 2002 e diário oficial da união de 02 de setembro de 2002 para mentir que esta instituição é autorizada a ministrar tal curso, é mentira. A portaria menciona somente Teologia e não TEOLOGIA ESPÍRITA.
Outros sites vinham mencionando que tal curso desta faculdade teria inÍcio em 2012 o qual é mentira. Existe turmas formadas desde 2006. Visitem o blog e comprovem :

espiritosnuncamais.blogspot.com

At.

ESPÍRITOS NUNCA MAIS

Montezuma disse...

O curso superior de Teologia Espírita está autorizado, sim, pelo MEC.

1) Acesse o portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php);
2) Clique em e-MEC (cadastro da educação superior: http://emec.mec.gov.br);
3) Clique no estado do Paraná (sigla PR no mapa);
4) Selecione o curso de Teologia;
5) Selecione o município de Curitiba;
6) Selecione a Faculdade Dr. Leocádio José Correia – FALEC e, a partir daí você tem acesso a informações mais detalhadas, tais como o Ato Regulatório do curso e os Processos do MEC, dentre os quais consta o processo 201205534, de Renovação de Reconhecimento, ou seja, o curso já foi autorizado, pois se encontra em fase de renovação. Como se pode constatar, são informações do próprio MEC.

Vale dizer que o MEC não reconhece oficialmente nomes específicos para cursos de bacharel em Teologia. O MEC aceita apenas o nome genérico Teologia em caráter oficial. Portanto, é tão somente Teologia. Ou seja, o MEC não reconhece cursos de Teologia Espírita, Teologia Evangélica, Teologia Islâmica, Teologia Judaica, etc. Tais nomenclaturas não existem para o MEC. Para todos os efeitos, o MEC só aprova o nome Teologia, mas dando liberdade à instituição para formar a grade curricular como melhor lhe aprouver, sem desviar do foco teológico. Por isso é que vemos teólogos tendenciosos, formados em faculdades católicas, protestantes, adventistas, etc., no entanto, todos são teólogos, com diplomas de bacharel em Teologia (tão somente Teologia). Em seus diplomas, não consta formação em Teologia Católica ou Teologia Evangélica, ou outra que seja. Consta apenas formação superior em Teologia.

Leia:

Retirado do documento PDF “Diretrizes curriculares para os cursos de Teologia - março de 2010 - Minuta v. 1.4” (dcn_teologia.pdf).

Diretrizes Curriculares – Teologia, Bacharelado
Minuta v. 1.4
Minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teologia, Bacharelado.

Exposição inicial

1.2 – Do ponto de vista institucional
a. Das 108 instituições credenciadas, que ofertam cursos de Teologia, Bacharelado, foram considerados dados de 88 instituições.
b. Destas 88 instituições, foram consideradas 73 matrizes curriculares assim distribuídas: 32 Católicas, 2 Adventistas, 19 Protestantes, 1 Espírita, 8 Evangélicas, 1 Umbandista, 6 Pentecostais, 1 Messiânica, 3 Interconfessionais. 73 no total. (fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6951&Itemid=). Você pode acessar esta informação por este endereço virtual ou pesquisar na Internet por DCN TEOLOGIA. Trata-se do arquivo PDF “dcn_teologia.pdf” (acima citado).

Nota-se que todas as fontes das informações é o próprio MEC, diga-se passagem.

2010

2010

Arquivo do blog