domingo, setembro 21, 2014

Rio Madeira: Hidrelétricas

Rio Madeira: Hidrelétricas

23.03.2014 03:34

Rio Madeira: Hidrelétricas. 20030.jpeg

Camponeses arriscam suas vidas na tentativa de colher bananas em uma
plantação  inundada em Puerto Yumani, departamento de Beni-Bolívia (Fevereiro de 2014)
Fonte: http://www.elcomercio.com/mundo/invierno-lluvias-Bolivia-carreteras-muertos-desaparecidos_0_1083491800.html
Por Elder Andrade de Paula
Entre as centenas de imagens que vi até o momento, essa é a que mais impressionou-me nessa mega e inconclusa tragédia no rio Madeira e seu entorno. O olhar e expressão dessa mulher campesina parece-me sintetizar toda a dor e desespero de milhares de pessoas que perderam tudo: moradias, plantações, familiares (só na Bolívia foram registrados mais de 60 pessoas mortas até o momento).
Por essa razão, ao mesmo tempo em que felicito a iniciativa do MPF e MPE de Rondônia em conjunto com OAB-RO, por impetrar ação civil pública solicitando a suspensão das atividades nas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio - até que se refaçam os Estudos de Impactos Ambientais - considero-a insuficiente diante da magnitude desse crime. Isto é, as obras do complexo madeira iniciadas com as construções das usinas de Sto Antônio e Jirau foram executadas a ferro e fogo, transgrediram acintosamente a Constituição e sua regulamentação no que diz respeito aos procedimentos para licenciamento ambiental.
Existe uma vasta documentação destacadamente o PARECER TÉCNICO Nº 014/2007 - COHID/CGENE/DILIC/IBAMA de 21 de março de 2007. Esse documento se tornou mais conhecido pelo seu conteúdo e repercussões políticas: demissão do diretor de Licenciamento do Ibama, Luiz Felippe Kunz Jr e desmonte do IBAMA a partir daquele momento. Ao analisar o conjunto da documentação "Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), Audiências Publicas, vistorias técnicas, reuniões técnicas, documentação apensada ao processo" (http://www.internationalrivers.org/files/attached-files/ibama_parecer_032007.pdf) a equipe técnica do IBAMA expôs em 220 paginas, as insuficiências e omissões dos mesmos.
De acordo com o Parecer, a área a ser alagada poderá ser o dobro daquela projetada nos estudos apresentados. "Em síntese", conclui o referido Parecer:
i) há notória insuficiência dos estudos e complementações apresentados, fato atestado pelas contribuições de demais órgãos e entidades ao processo, notadamente o Relatório de Análise do Conteúdo dos Estudos de Impacto Ambiental proporcionado pelo Ministerio Publico do Estado de Rondônia;
(ii) as áreas diretamente afetadas e as áreas de influencia direta e indireta são maiores do que as diagnosticadas;
(iii) as vistorias, Audiências Publicas e reuniões realizadas trouxeram maiores subsídios a analise do EIA, demonstrando que os estudos subdimensionam, ou negam, impactos potenciais. Mesmo para assumir um impacto, e preciso conhecê-lo, e a sua magnitude;
(iv) as analises dos impactos identificados demonstraram a fragilidade dos mecanismos e propostas de mitigações;

(vi) a nova configuração da área de influencia dos empreendimentos demanda do licenciamento, segundo a determinação presente na Resolução no 237/1997, o estudo dos significativos impactos ambientais de âmbitos regionais. Neste sentido, considerando a real área de abrangência dos projetos e o envolvimento do Peru e da Bolívia, a magnitude desses novos estudos remete a reelaboração do Estudo de Impacto Ambiental e instrumento apropriado a ser definido conjuntamente com esses países impactados. De qualquer forma, e necessária consulta a Procuradoria Geral do IBAMA para o adequado procedimento.

Dado o elevado grau de incerteza envolvido no processo; a identificação de áreas afetadas não contempladas no Estudo; o não dimensionamento de vários impactos com ausência de medidas mitigadoras e de controle ambiental necessárias a garantia do bem-estar das populações e uso sustentável dos recursos naturais; e a necessária observância do Principio da Precaução, a equipe técnica concluiu não ser possível atestar a viabilidade ambiental dos aproveitamentos Hidrelétricos Santo Antônio e Jirau, sendo imperiosa a realização de novo Estudo de Impacto Ambiental, mais abrangente, tanto em território nacional como em territórios transfronteiriços, incluindo a realização de novas audiências publicas. Portanto, recomenda-se a não emissão da Licença Previa (http://www.internationalrivers.org/files/attached-files/ibama_parecer_032007.pdf pg 220-221, grifos nossos).

ESSA TRAGÉDIA PODERIA TER SIDO EVITADA.

Ao jogar no lixo esse Parecer Técnico e todas as criticas e advertências emanadas de movimentos sociais como MAB, especialistas e intelectuais comprometidos com a justiça e defesa dos direitos dos povos, o governo Lula praticou conscientemente um duplo crime: de responsabilidade administrativa e ambiental. Por essa razão, tanto o chefe do executivo na época (Lula) quanto os que tiveram responsabilidades diretas no licenciamento das hidrelétricas do rio Madeira tem que ser processados.

Mais ainda, devemos exigir a suspensão imediata da construção de hidrelétricas, de Belo Monte e daquelas projetadas na bacia do rio Tapajós. Está coberto de razão o povo Munduruku ao travar uma luta sem tréguas contra as barragens no Tapajós e precisam mais do que nunca contar com todo nosso apoio, especialmente o de "nosotros", aproximadamente 2 milhões de pessoas atingidas pela tragédia das hidrelétricas do rio Madeira na Amazônia brasileira, boliviana e peruana. As hidrelétricas, juntamente com mineração, agronegócio, exploração florestal madeireira e financeirização da natureza via Pagamentos por Serviços Ambientais -PSA, formam o eixo básico desse repertório macabro da destruição posta em marcha pelo capital na Amazônia. Ou desobedecemos e lutamos ou seremos tragados por esse "moinho satânico".

A esse respeito ver entre outros:

- FOBOMADE. El Norte Amazónico de Bolivia y el Complejo del río Madera Publicado en marzo 2007 - http://www.fobomade.org.bo

- FOBOMADE. BAJO EL CAUDAL. El impacto de las represas del río Madera em Bolivia. Publicado en mayo de 2009. http://www.fobomade.org.bo

- SWITKES, Glenn (Org); BONILHA, Patricia (edit). ÁGUAS TURVAS alertas sobre as consequências de barrar o maior afluente do amazonas. São Paulo. Internacional Rivers. 2008.

http://port.pravda.ru/news/science/23-03-2014/36469-rio_madeira-0/#

terça-feira, setembro 16, 2014

brasil … uma vergonha.

brasil … uma vergonha … verdadeiro asco …

CAMBADA DE SAFADOS, VAGABUNDOS E CORRUPTOS.

sexta-feira, setembro 12, 2014

Perdoar Sempre! (Mt 18,21-35) [Sônia Mota e Nelson Kilpp]

Perdoar Sempre! (Mt 18,21-35) [Sônia Mota e Nelson Kilpp]

Sexta-feira, 12 de setembro de 2014 - 16h10min

O CONTEXTO

Com o texto de reflexão para o próximo domingo, chegamos ao fim do sermão das comunidades ou sermão eclesiástico. O perdão de dívidas e ofensas não era uma prática desconhecida do povo de Israel nos tempos de Jesus. Mas parece que essa prática era bem difícil. De um lado, havia as minuciosas leis judaicas que exigiam uma série de procedimentos. De outro lado, estava a sociedade romana implacável e cruel especialmente para com os mais pobres.  Nesse contexto, estão se formando novas comunidades cristãs. Algumas dessas comunidades querem seguir as exigentes leis da sinagoga, outras, pelo contrário, as práticas romanas. É para dentro deste contexto comunitário que Mateus está escrevendo.

A PERGUNTA

O texto começa com uma pergunta de Pedro:

- Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?

A legislação judaica exigia que se perdoasse até três vezes o irmão. Com sua pergunta, Pedro revela uma disponibilidade maior de perdoar do que a costumeira. Afinal, o número sete significa completude, perfeição. Mas a pergunta de Pedro ainda pressupõe que as possibilidades humanas para perdoar são limitadas.

Jesus responde:

- Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.

Jesus surpreende com a resposta, pois setenta vezes sete simboliza aquilo que não mais é possível mensurar ou calcular. O perdão não pode ser calculado ou mensurado. Importante é a constante disposição de perdoar; esta não pode ter limites.

A PARÁBOLA

Através da parábola que segue, Jesus desafia os discípulos e as discípulas a sempre terem essa disposição de abertura para o perdão. Podemos dividir a parábola em três cenas.

CENA 1:  A dívida e o perdão são imensos (Mt 18,23-27)

Porque o Reino dos Céus é semelhante a  um rei que resolveu acertar contas com os seus servos. Ao começar o acerto, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Não tendo este com que pagar,  o senhor ordenou que o vendessem, juntamente com  a mulher e com os filhos e todos os seus bens, para o pagamento da dívida.
O servo porém, caiu aos seus pés e,  prostrado, suplicava-lhe: "Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo."
-Diante disso, o senhor, compadecendo-se do servo, soltou-o e  perdoou-lhe a dívida.

A parábola não revela o motivo da dívida do servo, mas a quantia de dez mil talentos é impagável. Ela equivale a aproximadamente 350.000 quilos. Os tributos anuais pagos a Herodes, por exemplo, eram de 900 talentos. Seriam, portanto, necessários mais de dez anos de receita de uma província romana. O rei age conforme o costume da época: manda vender todos os bens e toda a família do servo devedor.  Essa venda, no entanto, saldaria apenas uma parte mínima da dívida. Mesmo que a família toda trabalhasse a vida inteira, a dívida não conseguiria ser paga. Diante do pedido do servo, o rei se compadece e perdoa-lhe toda a dívida.

Chama a atenção o exagero da dívida e da atitude do rei. Este não prorrogou simplesmente o prazo solicitado pelo servo; perdoou-lhe a dívida.

Assim é a nossa dívida perante Deus: impagável. Assim também é o perdão de Deus: incomensuravelmente pródigo. Alguém uma vez afirmou que a pessoa cristã é alguém que foi condenado à pena de morte e depois anistiado.

CENA 2: A atitude mesquinha do empregado (Mt 18, 28-31)

Mas quando saiu dali, esse servo encontrou um dos seus companheiros de servidão que lhe devia cem denários e, agarrando-o pelo pescoço, pôs-se a sufocá-lo e a insistir: "Paga-me  o que me deves!"
O companheiro caindo a seus pés, rogava-lhe: "Dá-me um prazo e eu  te pagarei."
Mas ele não quis ouvi-lo; antes, retirou-se e  mandou lançá-lo na prisão até que pagasse o que devia.

Um denário era o equivalente ao salário de um dia.  Com cem denários, um assalariado poderia viver parcamente durante quase 6 meses. A segunda cena repete a primeira: alguém cobra uma dívida, o devedor implora por um prazo. A diferença reside na atitude do credor. Nessa segunda cena, o credor não tem misericórdia e, por isso, não perdoa. O imenso perdão de Deus não mudou a vida do empregado perdoado. A mão aberta para receber permaneceu fechada para dar. Viver do perdão implica deixar-se levar pela gratuidade e estender a mesma aos irmãos e às irmãs na prática cotidiana. As duas metades da quinta prece do Pai Nosso não devem ser separadas: "perdoa-nos ... como nós também perdoamos". 

CENA 3- A esperança dos sem esperança ( Mt 18, 32-35)

Vendo os companheiros de serviço o que acontecera, ficaram muito penalizados e, procurando o senhor, contaram-lhe todo o acontecido. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: "Servo mau, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me rogaste. Não devias também tu, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? Assim, encolerizado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a sua dívida. Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão.

Os companheiros do credor incompassivo poderiam ter ficado calados ou omissos diante de sua atitude para com o seu companheiro menos afortunado, numa atitude de "não querer comprometer-se", mas eles denunciaram aquilo que consideraram um comportamento inadequado. Quem não vive o perdão recebido de forma consequente menospreza o amor de Deus. O perdão compromete, a graça constrange. Ao estendermos o perdão recebido, o fazemos considerando a pessoa que nos ofendeu e em obediência ao mandamento de Deus. A prática do perdão rompe a relação de desigualdade, de exploração e de exercício desumano de poder e coloca a base de uma sociedade alternativa: as novas comunidades cristãs.

FECHANDO AS CORTINAS

Na oração do Pai-nosso pedimos: "perdoa as nossas ofensas assim como também perdoamos a quem nos tem ofendido". A misericórdia de Deus para conosco não tem limites nem se esgota. Só que ela nos constrange a orientar toda a nossa vida por ela. Caso contrário, desprezamos o perdão de Deus, deitamos a perdê-lo. A graça de Deus não é uma graça barata, mas uma graça que exige de nós o compromisso de sermos agentes de perdão e reconciliação. O sermão eclesiástico de Mateus pretende dar diretrizes de como as primeiras comunidades cristãs - e também nós hoje - podemos ajudar a construir uma sociedade alternativa em que o perdão prevaleça sobre a estrutura de dominação e a pirâmide do poder opressor.

http://www.cebi.org.br/noticias.php?noticiaId=2350

quinta-feira, setembro 11, 2014

A petição mais importante que já fizemos

Caros amigos,


Em alguns dias, quando a ONU der início à Cúpula Emergencial do Clima, precisamos mostrar a eles a maior petição de todos os tempos por um mundo com 100% de energia limpa. O número de assinaturas será lido para todos os chefes de Estado presentes à reunião! Assine a petição à esquerda com apenas um clique!

SIGN THE PETITION

Eu posso dizer, honestamente, que essa é a petição mais importante que nós já fizemos.
Desculpem pelo linguajar, mas um cientista importante acabou de declarar que estaremos todos ferrados se o aquecimento global passar a liberar quantidades gigantescas de gás metano da região de tundra, no círculo polar ártico. A ONU sabe que essa é uma das várias ameaças de catástrofes climáticas que estamos enfrentando, e por isso convocou os principais chefes de Estado para Nova York para uma reunião de emergência.
Centenas de milhares de membros da Avaaz irão às ruas para a Caminhada Global pelo Clima pouco antes da reunião de cúpula da ONU. Nesse dia, queremos ter em mãos a maior petição da Avaaz de todos os tempos, pedindo a única solução possível: mobilizar o mundo para tornar suas fontes de energia 100% limpas. Com apenas um clique abaixo, assine a petição e depois conte para todo mundo:
https://secure.avaaz.org/po/100_clean_final/?bAeLUab&signup=1&cl=5786255931&v=45246
Aqui está a petição:
Para governantes em nível nacional, local e global:
Cientistas nos avisam que as mudanças climáticas podem sair totalmente do nosso controle, ameaçando nossa sobrevivência e tudo aquilo que amamos. Nós pedimos a vocês para manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2ºC por meio da liquidação da poluição por carbono – acima disto entramos em um patamar inaceitável e muito perigoso. Para conseguir isso, vocês devem urgentemente apoiar acordos e projetos realistas em nível global, nacional e local para rapidamente mudar nossas fontes de energia para aquelas 100% limpas até 2050. Façam isso de forma justa, apoiando os mais vulneráveis. Vale a pena salvar nosso planeta, e agora é o momento de agirmos. Mas para mudarmos tudo, precisamos de todos. Juntem-se a nós.

Assine com um clique aqui:
https://secure.avaaz.org/po/100_clean_final/?bAeLUab&signup=1&cl=5786255931&v=45246
Seja a bomba de metano no Ártico, a rápida acidificação dos oceanos ou as enchentes apocalípticas, as mudanças climáticas são a maior ameaça enfrentada pela humanidade atualmente, e nós precisamos da maior petição já feita como resposta. Se alcançarmos um número enorme de assinaturas, ele será lido para todos os líderes presentes à reunião, publicado em centenas de matérias na imprensa e entregue por nossas caminhadas no mundo todo.
Energia 100% limpa é uma meta realista. Hoje, 20% da energia mundial vem de fontes de energia limpa, e a energia solar é mais barata do que carvão em muitos países! Precisamos apenas conseguir que nossos governantes concordem em colocar o pé no acelerador.
Estamos nos preparando para a maior mobilização pelo clima da história no dia 21 de setembro. Centenas de eventos estão sendo organizados e centenas de milhares de pessoas se inscreveram para participar. Mas os eventos têm como objetivo entregar nossa petição aos tomadores de decisão. Vamos fazer desse o maior apelo por medidas já feito. Junte-se agora e compartilhe com todo mundo – assine a petição com um clique abaixo:
https://secure.avaaz.org/po/100_clean_final/?bAeLUab&signup=1&cl=5786255931&v=45246
Nós somos todos diferentes, e nossa diversidade é linda. Mas quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, as mudanças climáticas ameaçam tudo o que amamos – e isso nos une. Vamos, juntos, lutar.
Com esperança,
Ricken, Danny, Lisa, Judy, Alex, Iain e o restante da equipe da Avaaz
PS: cada assinatura faz a diferença! Adicione a sua voz aqui: https://secure.avaaz.org/po/100_clean_final/?bAeLUab&signup=1&cl=5786255931&v=45246
MAIS INFORMAÇÕES:
“Cratera do fim do mundo” alerta para efeitos da mudança climática (Revista Galileu)
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/08/cratera-do-fim-do-mundo-alerta-para-efeitos-da-mudanca-climatica.html
Está na hora de agir contra a mudança climática (Brasil Post)
http://www.brasilpost.com.br/ban-kimoon/esta-na-hora-de-agir-contra-a-mudanca-climatica_b_5749430.html
Cientistas do clima jogam a “bomba F” (Salon) (em inglês)
http://www.salon.com/2014/08/06/climate_scientist_drops_the_f_bomb_after_startling_arctic_discovery/
Produção de energia renovável cresce a uma velocidade jamais vista (The Guardian) (em inglês)
http://www.theguardian.com/environment/2014/aug/28/renewable-energy-capacity-grows-fastest-ever-pace
União Europeia vai bater metas para o clima de 2020, mas está dividia sobre as metas de 2030 (Reuters) (em inglês)
http://uk.reuters.com/article/2014/05/14/eu-carbon-idUKL6N0O06BG20140514
O estudo mais influente sobre mudanças climáticas continua desconhecido pela maior parte das pessoas (Inside Climate News) (em inglês)
http://insideclimatenews.org/news/20140213/climate-change-science-carbon-budget-nature-global-warming-2-degrees-bill-mckibben-fossil-fuels-keystone-xl-oil?page=show
Programas de previsão do tempo imaginam o mundo em 2050: Enchentes, tempestades e calor escaldante (Reuters) (em inglês)
http://www.reuters.com/article/2014/09/01/us-climatechange-idUSKBN0GW2OT20140901

sábado, setembro 06, 2014

Candidatos às eleições: 2.821 sem ensino médio

Candidatos às eleições: 2.821 sem ensino médio

02.09.2014 01:25

Candidatos às eleições: 2.821 sem ensino médio. 20799.jpeg

BRASIL/BRASIL -  Dos 24.501 candidatos que concorrem aos cargos de executivos e legislativos nas eleições de outubro próximo no Brasil, 2.821 pararam de estudar, no máximo, no ensino fundamental, o que representa 11,5% das candidaturas já cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Brasil, nas eleições deste ano, dos 24.501 candidatos, 2.821 não fizeram ensino médio

Por ANTONIO CARLOS LACERDA

PRAVDA.RU

A maior parcela está concentrada nos que pararam de estudar após concluir a primeira etapa do ensino formal, o fundamental: 1.726 candidatos, ou 7,2% do total de candidaturas. Outros 803 candidatos, ou 3,3% do total, pararam enquanto estavam cursando o ensino fundamental e 249, ou 1% dos já cadastrados, apenas leem e escrevem.

A disputa pelo cargo de deputado estadual é a que apresenta relação de concorrentes com grau de instrução mais baixo. Ao todo, 2.041 dos 15.982 aspirantes a uma cadeira da câmara não chegaram ao ensino médio.

Do poder Legislativo, o ensino formal é o mais avançado para os candidatos do Senado, já que apenas seis, isto é, 3,39% dos candidatos estão com a escolaridade abaixo do ensino médio e 75,7% deles possuem graduação.

Em ensino superior completo, os candidatos do Senado só perdem para os do poder Executivo. Dos 11 que concorrem a presidência da República, nove possuem superior completo. Apenas um candidato não ingressou na universidade, Zé Maria (PSTU), embora sua vice, Cláudia Durans, tenha.

Como Durans, todos os possíveis vice-presidentes são graduados, bem como os que concorrem aos governos estaduais. Quanto aos aspirantes a vice-governadores, 2,9% dos candidatos não chegaram ao ensino médio, isto é, 5 de 170 candidatos, mas 72% possuem ensino superior completo, o que corresponde a 124 pessoas.

O Partido Republica Progressista (PRP) possui 40 filiados que apenas lêem e escrevem concorrendo a cargos desta eleição. É o partido com mais alto número nesta etapa de escolaridade, a quantia representa 16,1% do total.

Em seguida, está o Partido Trabalhista Nacional (PTN), com 21 candidatos que sabem ler e escrever mas não cursaram o ensino fundamental, quase empatado com o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), com 20.

O Partido da República (PR), pelo qual Tiririca foi eleito deputado federal em 2010 e atualmente busca a reeleição, possui, além do palhaço, mais dois candidatos que só sabem ler e escrever, mas não possuem nenhum grau de instrução formal.

Quando o político foi eleito, a arena eleitoral foi tomada de uma polêmica sobre a legalidade de um representante analfabeto. O grau de instrução "lê e escreve" é o mínimo considerado para se assumir uma cadeira na esfera política eletiva.

O palhaço conseguiu assumir o cargo quando a Justiça Eleitoral de São Paulo julgou que basta um pequeno conhecimento de leitura e escrita para não se enquadrar na condição de analfabeto.

Após assumir, o candidato classificado na mais baixa escolaridade considerada pelo TSE foi indicado, por 186 profissionais que participaram do prêmio Congresso em foco 2012, como um dos melhores parlamentares do país.

ANTONIO CARLOS LACERDA é Correspondente Internacional do PRAVDA.RU

Timothy Bancroft-Hinchey

Brasil. Como sobreviver?

Brasil. Como sobreviver?

05.09.2014 02:28

Brasil. Como sobreviver?. 20815.jpeg

Marina caiu do céu para a o conservadorismo anti-povoAdriano Benayon * - 01.09.2014Ilustrações catadas na internet por Castor Filho 
1. As TVs e a grande mídia promovem intensamente a candidata que surgiu com a morte do desaparecido na explosão. Marina da Silva costuma ser apresentada como defensora do meio-ambiente e como diferente de políticos que têm levado o País à ruína financeira e estrutural, como foram os casos, em especial, de Collor e de FHC.

2. Mas Marina não representa ambientalismo algum honesto, nem qualquer outra coisa honesta. O que tem feito é, a serviço do poder imperial angloamericano, usar a preservação do meio ambiente como pretexto para impedir - ou retardar e tornar absurdamente caras - muitas obras de infra-estrutura essenciais ao desenvolvimento do País.

3. Pior ainda, a tirania do poder mundial, com a colaboração de seus agentes locais, já ocupa enormes áreas, notadamente na região amazônica, para explorar não só a biodiversidade, mas os fabulosos recursos do subsolo, verdadeiro delírio mineral, na expressão do falecido Almirante Gama e Silva, profundo conhecedor da região e, durante muitos anos, diretor do projeto RADAM.

4. Além da pregação enganosa sobre o meio ambiente, o império vale-se de hipocrisia semelhante em relação à pretensa proteção aos direitos dos indígenas, a fim de apropriar-se de imensas áreas, que os três poderes do governo têm permitido segregar do território nacional, pois brasileiro não entra mais nelas.

EUA& INGLATERRAReconquistando o Mundo!

5. As ONGs ditas ambientalistas, locais e estrangeiras, financiadas pela oligarquia financeira britânica, como a Greenpeace e o WWF (Worldwide Fund for Nature) trabalham para quem as sustenta, não estando nem aí para o meio-ambiente. 

6. Isso é fácil de notar, pois não dão sequer um pio contra a poluição dos mares, produzida pelo cartel anglo-americano do petróleo: a mais terrível poluição que sofre o planeta, pois os oceanos são a fonte principal do oxigênio e do equilíbrio da Terra.

7. Marina foi designada ministra do meio ambiente, em Nova York, quando Lula, antes de sua posse, em janeiro de 2003, foi peitado por superbanqueiros, em reunião após a qual anunciou suas duas primeiras nomeações: Meirelles para o BACEN e Marina Silva para o MME.

8. Empossada no MME, Marina, nomeou imediatamente Secretário-Geral do Ministério o Presidente da Greenpeace, no Brasil.

9. Marina foi dos poucos brasileiros presentes, quando o príncipe Charles reuniu, na Amazônia, outros chefes de Estado da OTAN e caciques das terras que ele e outros membros e colaboradores da oligarquia mundial já estão controlando por meio de suas ONGs e organizações "religiosas", como igreja anglicana, Conselho Mundial das Igrejas etc..

10. Todos deveriam saber que os cartéis britânicos da mineração praticamente monopolizam a extração dos minerais preciosos, e a maioria dos estratégicos, notadamente no  Brasil, na África, na Austrália e no Canadá.

Marina Silva em Londres - 2010

11. Os menos desavisados entenderam por que Marina desfilou em Londres, nas Olimpíadas de 2012, única brasileira a carregar a bandeira olímpica.

12. É difícil inferir que o investimento da oligarquia do poder mundial em Marina da Silva visa a assegurar o controle absoluto pelo império angloamericano das riquezas naturais do País?

13. Algo mais notório: a mentora ostensiva da candidatura de Marina é a Sra. Neca Setúbal, herdeira do Banco Itaú, o que tem maiores lucros no Brasil, beneficiário, como os demais, das absurdas taxas de juros de que eles se cevam desde os tempos de FHC, insuficientemente reduzidas nos governos do PT.

14. Não há como tampouco ignorar as conexões do Itaú e de outros bancos locais com os do eixo City de Londres e Wall Street de Nova York.

15. D. Marina nem esconde desejar que o Banco Central fique ainda mais à vontade para privilegiar os bancos a expensas do País, que já gasta 40% de suas receitas com a dívida pública, sacrificando os investimentos em infra-estrutura, saúde, educação etc..

16. Contados os juros e amortizações pagos em dinheiro e os liquidados com a emissão de novos títulos, essa é despesa anual com a dívida pública, a qual, desse modo, cresce sem parar (já passa de quatro trilhões de reais)

17. Ninguém notou que Marina - além de regida pelo Itaú - já tem, para comandar sua política uma equipe de economistas tão alinhada com a política pró-imperial como a que teve o mega-entreguista FHC, e como a de que se cercou Aécio Neves?

18. Como assinalou Jânio de Freitas, Marina e Aécio se apresentam com programas idênticos. Na realidade, é um só programa, o do alinhamento com tudo que tem sido reclamado pela mídia imperial, tanto pela do exterior, como pela doméstica.

19. Da proposta de desativar o pré-sal - a qual fere mortalmente a Petrobrás, que ali já investiu dezenas de bilhões de reais, e beneficiar as empresas estrangeiras, as únicas, no caso, a explorá-lo - até à substituição do MERCOSUL por acordos bilaterais - como exige o governo dos EUA. Marina e o candidato do PSDB estão numa corrida montando cavalos do mesmo proprietário, com blusas idênticas, diferenciadas só por uma faixa. 
20. Por tudo, a figura de Marina antagoniza o pensamento do patrono do PSB, João Mangabeira, e o de seu fundador, Miguel Arraes, cujas memórias estão sendo rigorosamente afrontadas.

21. Não há, portanto, como admitir que os militantes do PSB fiquem inertes vendo a sigla tornar-se instrumento de interesses rapinadores das riquezas nacionais e prestando-se a que oligarcas internos e externos se aproveitem do crédito que os grandes nomes do Partido granjearam no coração de milhões de brasileiros de todos os Estados.

22. Há, sim, que recorrer a medidas apropriadas, previstas ou não, nos Estatutos do Partido, para que este sobreviva e ajude o Brasil a sobreviver.

23. De fato, estamos diante de um golpe de Estado perpetrado por meios aparentemente legais, incluindo as eleições. Parafraseando o Barão de Itararé, há mais coisas no ar, além da explosão de avião contratado por um candidato em campanha.

24. A coisa começou quando políticos e parlamentares notoriamente alinhados com os interesses da alta finança, e outros enrustidos, articularam a entrada de Marina na chapa do PSB, acenando a Eduardo Campos com o potencial de votos e de grana que ela traria.

25. Fazendo luzir a mosca azul, a Rede o pegou como peixes de arrastão.

26. Alguém viu a foto de Marina sorrindo no funeral do homem? Alguém notou que, imediatamente após a notícia da morte dele, a grande mídia, em peso, dedicou incessantemente o grosso de seus espaços à tarefa de exaltar D. Marina?

Império Anglo/Americano

27. Os golpes, intervenções armadas e outras interferências, por meio de corrupção, praticadas a serviço da oligarquia financeira angloamericana, em numerosos países, inclusive o nosso, desde o Século XIX, deveriam alertar-nos para dar mais importância a contar com bons serviços de informação e de defesa.

28. Golpes de Estado podem ser dados através de parlamentos, poderes judiciários, além de lances como os que estão em andamento. Agora, a moda adotada pelo império angloamericano, como se viu em Honduras e no Paraguai, na suposta primavera árabe, na Ucrânia etc., é promover golpes de Estado, sem recorrer às forças armadas, as quais, de resto, no Brasil, têm sido esvaziadas e enfraquecidas, a partir dos governos dirigidos por Collor e FHC.

[*] Adriano Benayon: Consultor em finanças e em biomassa. Doutor em Economia, pela Universidade de Hamburgo, Bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Diplomado no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, Itamaraty. Diplomata de carreira, postos na Holanda, Paraguai, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos e México. Delegado do Brasil em reuniões multilaterais nas áreas econômica e tecnológica. Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na área de economia. Professor da Universidade de Brasília (Empresas Multinacionais; Sistema Financeiro Internacional; Estado e Desenvolvimento no Brasil). Autor de Globalização versus Desenvolvimento, 2ª ed. Editora Escrituras, São Paulo.

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e&cod=14265

Timothy Bancroft-Hinchey

quarta-feira, setembro 03, 2014

NESP: Boletim Informativo - De olho na política – Ano 3 - n. 66

image001

Eleições 2014

29/08/2014 - Objeto de mito, voto nulo não invalida eleição

Se mais da metade dos eleitores optarem por anular o voto nas eleições, o pleito será invalidado, como muita gente acredita? E uma nova disputa terá que ser organizada num prazo de 40 dias, com novos candidatos? A resposta, em ambos os casos, é não. (AGÊNCIA SENADO)

Leia Mais

28/08/2014 - Maioria no eleitorado, mulheres são menos de um terço entre candidatos

Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, as mulheres são menos de um terço dos candidatos nas eleições de outubro. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado feminino chega a 74,5 milhões (52,1%) contra 68,2 milhões de homens (47,8%) – 115 mil eleitores não declararam o sexo. (AGÊNCIA SENADO)

Leia Mais

Justiça Eleitoral

29/08/2014 - TSE determina retirada do ar de vídeo falso com apoio de Lula a Marina

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a empresa Google retire do ar, na página do Youtube (pertencente à empresa), vídeo supostamente montado com a finalidade de provocar confusão no eleitor. A gravação divulgada na internet é uma adulteração de propaganda oficial do PT, dando a impressão de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede apoio para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. ( AGÊNCIA BRASIL)

Leia Mais

29/08/2014 - Vereador de BH e candidato a deputado é investigado por oferecer emprego durante campanha

O vereador de Belo Horizonte e candidato a deputado estadual , Antônio Torres Gonçalves está sendo investigado por captação ilícita de votos. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-MG), que entrou com uma representação contra o político, Gunda veiculou em sua página no Facebook mensagem que, além de ferir a lisura e prejudicar a isonomia entre candidatos nas eleições 2014, burlou “as regras do jogo democrático e viciou a vontade popular manifestada nas urnas”. (BHAZ)

Leia Mais

27/08/2014 - Contas do PSDB de Minas, referentes a 2011, são rejeitadas pelo TRE-MG

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou a suspensão de novas cotas do Fundo Partidário ao diretório regional do PSDB por dois meses. O órgão desaprovou, por unanimidade, a prestação de contas da agremiação, referente ao exercício financeiro de 2011. (G1)

Leia Mais

Presidenciáveis

29/08/2014 - Para derrotar Dilma, mercado 'marinou'

Marina Silva (PSB) está longe de ser a candidata dos sonhos do mercado financeiro, mas tem ganhado adesões de peso entre banqueiros e gestores de recursos, que veem nela a grande chance de derrotar a presidente Dilma Rousseff (PT) nas urnas. Respaldada pelas últimas pesquisas, que mostram a candidata do PSB vencendo a eleição em segundo turno por diferença razoável da presidente Dilma, uma ala significativa do mercado já "marinou". (IHU)

Leia Mais

29/08/2014 - Aécio atribui baixo crescimento do PIB à política econômica atual

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, atribuiu hoje (29) o baixo crescimento da economia ao governo atual. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve queda de 0,6%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. (AGÊNCIA BRASIL)

Leia Mais

28/08/2014 - Evangélicos turbinam projeto da 'terceira via' com Marina

Se o 2.º turno da eleição fosse nesta quinta-feira, Marina Silva (PSB) seria eleita presidente graças, sobretudo, ao voto dos eleitores evangélicos. É o que revela a pesquisa Ibope divulgada pelo Estado. (ESTADÃO)

Leia Mais

27/08/2014 - 7 motivos pelos quais Marina Silva não representa a “nova política”

É comum eleitores justificarem o voto em Marina Silva para presidente nas Eleições 2014 afirmando que ela representaria uma “nova forma de fazer política”.  (CARTA CAPITAL)

Leia Mais

27/08/2014 - Política em foco

É impossível, neste momento, afirmar com certeza se os números apontados ontem pela nova pesquisa Ibope para a candidata do PSB, Marina Silva, configuram uma tendência irreversível de crescimento ou se projetam um ponto de pico, em função de uma conjuntural exposição midiática positiva para ela, após a comoção pela morte de Eduardo Campos. Os 29% de intenção de voto, com nove pontos percentuais à frente de Aécio e cinco pontos atrás de Dilma, com possível vitória no segundo turno, sugerem que ela de fato tem muito mais densidade eleitoral que Eduardo e é uma candidata competitiva. (TRIBUNA DE MINAS)

Leia Mais

23/08/2014 - Saiba o que o trabalhador pode esperar dos 3 principais presidenciáveis, segundo o Diap

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) não tem nenhuma dúvida que, dentre os três candidatos melhores posicionados nas pesquisas de intenções de voto, a presidenta Dilma Rousseff é a que melhor pode fazer avançar a pauta histórica dos trabalhadores. De acordo com o diretor de documentação do órgão, Antônio Augusto Queiroz, a conclusão se baseia no cruzamento dos dados extraídos dos programas de governo dos candidatos, do acompanhamento minucioso do perfil político de cada um, da análise da correlação de forças que terão que enfrentar no parlamento e, principalmente, da avaliação de quem são os colaboradores que os cercam. (CARTA MAIOR)

Leia Mais

Governo de Minas e senado

29/08/2014 - Andrea Neves e Leo Couto retornam a Minas para salvar campanha de Pimenta

As mudanças na campanha de Pimenta da Veiga, cujo primeiro passo foi revelado com exclusividade pelo blog Olho Neles na noite de quinta-feira (28), passam pela chegada de dois pesos pesados que até então estavam na campanha de Aécio Neves (PSDB). O Olho Neles confirmou que Andrea Neves, irmã do senador, e Leo Couto, articulador e homem de confiança de Danilo de Castro, já estão em Minas Gerais para tomar as rédeas do processo. Danilo, por sua vez, foi alçado à condição de coordenador da campanha, para cuidar dos setores estratégicos, como por exemplo a definição de agendas do candidato. (O TEMPO)

Leia Mais

29/08/2014 - Pesquisa do Ibope deixa Pimentel confiante

A recente pesquisa divulgada pelo Ibope apontou uma possível vitória do candidato a governador pela Coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), no primeiro turno em Minas Gerais. (JORNAL EDIÇÃO DO BRASIL)

Leia Mais

29/08/2014 - Anastasia mantém liderança

O candidato do PSDB ao Senado, Antonio Anastasia, manteve larga vantagem sobre o seu principal adversário, Josué Alencar (PMDB), de acordo com a pesquisaDataTempo/CP2. O ex-governador aparece isolado, com 43,3% das intenções de voto. O levantamento revela ainda que o número de indecisos cresceu e atinge um terço do eleitorado mineiro: 31,7%. (O TEMPO)

Leia Mais

28/08/2014 - Pimentel classifica BRT como tecnologia do século passado e propõe bilhete único na RMBH

O candidato pelo PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, afirmou que trará melhorias para mobilidade urbana de Belo Horizonte, caso seja eleito. Para o candidato, o planejamento do transporte público na região metropolitana precisa de inovação, já que o BRT seria um tecnologia do século 20. (BHAZ)

Leia Mais

Cidadania

29/08/2014 - Cartilha eleitoral

A CNBB lançou este mês o documento “Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”, no intuito de orientar os católicos nas próximas eleições. Trata-se de um documento apartidário, porém, à luz da doutrina social da Igreja e dos documentos papais e episcopais. “As eleições deste ano de 2014 são importantes, não só porque presidente, deputados, senadores e governadores têm uma incidência muito grande na vida da população, mas porque está em jogo também o projeto político, social e econômico para o Brasil”, diz o texto. (CORREIO DA CIDADANIA)

Leia Mais

1/9/2014 - Vídeos do Nesp ajudam nas reflexões sobre o processo eleitoral

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas, instituição da Arquidiocese de BH, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e como o apoio do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), apresenta a série “Eleições 2014 – Voto no Brasil”. 

Leia mais

Reforma Política

28/08/2014 - Entidades da sociedade civil buscam apoio a projeto das eleições limpas

Como forma de pressionar pela votação da proposta de iniciativa popular que ficou conhecida como “eleições limpas”, entidades da sociedade civil se reuniram nesta quinta-feira para definir as ações que serão implementadas na Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática. A semana ocorre entre os dias 1º e 7 de setembro. (CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Leia Mais

Economia

29/08/2014 - Desempenho do comércio é o pior dos últimos 5 anos

Nem mesmo as datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais foram capazes de melhorar o desempenho do varejo no primeiro semestre de 2014. De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), de janeiro a junho, o varejo teve alta de 1,9% em 2014, de 3,99% em 2013, 6,75% em 2012, 6,06% em 2011, 6,1% em 2010 e de 3,9% em 2009. Ou seja, é o pior desempenho do comércio se comparado aos últimos 5 anos. Para a CDL, a queda pode estar atrelada ao desempenho negativo do comércio e da deterioração do cenário econômico neste ano em função do aumento dos preços e das taxas de juros. (JORNAL EDIÇÃO DO BRASIL)

Leia Mais

25/08/2014 - Na contramão da economia brasileira, bancos cortam 3.600 empregos até julho

Os bancos cortaram 3.600 empregos nos primeiros sete meses de 2014. Enquanto os bancos privados e o Banco do Brasil eliminaram postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal abriu 1.595 novas vagas no mesmo período, o que evitou números ainda piores para o setor financeiro, que vem sendo o mais lucrativo do país. (DIAP)

Leia Mais

Direitos Humanos

29/08/2014 - MTE resgata 55 trabalhadores em situação análoga a de escravo no Acre

Os trabalhadores resgatados realizavam derrubada de mata e roço para formação de pasto na Fazenda. Entre eles estavam quatro menores, dois tinham 17 anos e dois 16 anos, que desempenhavam atividades proibidas pela Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP). (IHU)

Leia Mais

28/07/2014 - Cidades-sede registram 26,7% das denúncias de violações contra crianças na Copa

As cidades-sede da Copa do Mundo responderam por 26,7% das denúncias de violações de direitos das crianças e adolescentes registradas no país durante o Mundial, o que representa 3.004 denúncias, segundo dados apresentados hoje (28) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. (AGÊNCIA BRASIL)

Leia Mais

26/08/2014 - Manifesto Resiste Isidoro

A ameaça de colocar 8.000 famílias na rua, contando entre elas um grande número de crianças e idosos, trouxe à tona o antigo calcanhar de Aquiles que constitui a questão da destinação dos territórios que não cumprem nenhuma função social e o tratamento dispensado aos alijados do direito à moradia no Brasil. No dia 6 de agosto deste ano, o Estado de Minas Gerais comunicou oficialmente uma ordem de despejo violenta às ocupações Vitória, Rosa Leão e Esperança, da região do Isidoro, que compreende o norte de Belo Horizonte e parte de Santa Luzia. (OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES)

Leia Mais

Administração Pública

29/08/2014 - Governante que não repassar ao INSS contribuição de servidor pode ficar inelegível

O presidente da República, os governadores e os prefeitos que deixarem de repassar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) as contribuições recolhidas de servidores podem ficar impedidos de concorrer à reeleição. (CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Leia Mais

28/08/2014 - Conselho de Ética quer concluir processos por falta de decoro em três meses

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Ricardo Izar (PSD-SP), quer concluir todos os processos de decoro parlamentar ainda neste ano. (CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Leia Mais

25/08/2014 - Câmara dos Deputados analisa 141 propostas de combate à corrupção

Há 141 proposições atualmente em discussão na Câmara dos Deputados que tratam de corrupção. São projetos de lei, propostas de emenda à Constituição (PECs), propostas de fiscalização e controle e requerimentos. O projeto mais antigo é de 1990 e trata dos crimes de responsabilidade cometidos por autoridades (PL 6125/90). Pelo menos 20 projetos tramitam na Casa há mais de dez anos. (CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Leia Mais

Meio Ambiente

28/08/2014 - Poder público poderá ser responsabilizado por dano ambiental

O poder público poderá ser responsabilizado pela degradação ambiental decorrente de sua ação ou omissão. Proposta de emenda à Constituição (PEC 36/2012) de iniciativa do senador Delcídio Amaral (PT-MS) determina a compensação por meio da criação de fundos específicos para financiar programas de recuperação do meio ambiente. A matéria está pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). (AGÊNCIA SENADO)

Leia Mais

28/08/2014 - Perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil

A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vazamentos, ligações clandestinas e outras irregularidades. O índice de perda chega a 70,4% em Porto Velho e 73,91% em Macapá. Os números são do Ranking do Saneamento, divulgado ontem (27) pelo Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2012. (EcoDEBATE)

Leia Mais

Judiciário

26/08/2014 - Proposta muda forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal

Uma proposta de emenda à Constituição apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) muda os critérios de composição do Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de dar à corte máxima do Judiciário brasileiro uma formação mais plural. (AGÊNCIA SENADO)

Leia Mais

28/08/2014 - CNJ e instituições discutem acesso dos detentos a documentos e à cidadania

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e demais instituições integrantes da Estratégia Nacional do Sistema Humanizado de Execução Penal (Enasep) realizaram, nesta quarta-feira (27/8), em Brasília/DF, a primeira reunião de trabalho para discutir a regularização da documentação de pessoas privadas de liberdade. Entre os problemas detectados no sistema carcerário, estão detentos sem certidão de nascimento, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros documentos. (CNJ)

Leia Mais

25/08/2014 - Pesquisa aponta que 94% dos tribunais brasileiros utilizam redes sociais

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Temáticos de Administração Pública (Cetem), encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apontou que 94% dos tribunais brasileiros já utilizam ferramentas de redes sociais para a divulgação de suas ações. Os números foram apresentados na última quarta-feira (20/8), durante o II Workshop de Redes Sociais do Poder Judiciário, realizado pelo CNJ, em Brasília/DF. (CNJ)

Leia Mais

25/08/2014 - Ouvidorias de Justiça funcionam em todos os tribunais brasileiros

Relatório da Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que atualmente há serviços de ouvidoria instalados nos 91 tribunais brasileiros. Segundo o ouvidor do CNJ, conselheiro Gilberto Martins, as ouvidorias são extremamente importantes para o cidadão. “É um canal direto com os órgãos do Poder Judiciário. E, hoje, esses serviços estão funcionando de forma satisfatória em todos os tribunais do país”, afirmou o conselheiro. (CNJ)

Leia Mais

Câmaras Municipais

Belo Horizonte

29/08/2014 - Vereadores reunirão todos os envolvidos para debater queda do viaduto

Acolhendo requerimento apresentado por dois de seus integrantes, a Comissão de Administração Pública realizará audiência pública na próxima quarta-feira (3/9) com a finalidade de discutir as razões que levaram à queda de uma das alças do viaduto Batalha dos Guararapes. O encontro, que reunirá Prefeitura, empresas responsáveis e moradores do entorno, será às 9h, no Plenário Amynthas de Barros. (CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE)

Leia Mais

28/08/2014 - Comunidade pode conseguir isenção para instalar ramal de esgoto

Convivendo com esgoto a céu aberto por quase 40 anos, moradores do Pindorama (regional Noroeste) cobraram ações da Prefeitura e do governo estadual, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), para coletar adequadamente os dejetos na região. (CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE)

Leia Mais

27/08/2014 - Câmara vai discutir políticas de combate ao crack e outras drogas

A Comissão Especial de Combate ao Crack e outras Drogas realizou audiência pública na última  sexta-feira (29/8) para discutir os investimentos da Prefeitura em políticas voltadas ao enfrentamento de questões relacionadas ao uso de substâncias psicoativas. (CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE)

Leia Mais

Contagem

26/08/2014 – Câmara de Contagem recebe projeto relacionado a reivindicações da saúde

A Câmara Municipal de Contagem anunciou, na reunião plenária desta terça-feira (26), o início da tramitação do projeto de lei complementar (PLC) que contempla algumas das reivindicações dos servidores municipais da Saúde. Presentes em peso na reunião do Legislativo pela segunda semana seguida, os trabalhadores alegavam o não cumprimento por parte da Prefeitura de vários itens do acordo firmado na campanha salarial deste ano, e ameaçavam paralisar os serviços. (CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM)

Leia Mais

Descrição: Descrição: PARA APROF

Eleições 2014: “A diferença entre os candidatos está em nuances”. Entrevista especial com Antônio Carlos Mazzeo (IHU)

‘O meio urbano se tornou a expressão mais pura da Civilização do Lixo’. Entrevista com Maurício Waldman (EcoDEBATE)

Descrição: Descrição: LEIA NO BLOG

ESTAMOS JUNTOS NA LUTA POR REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA!

EXPEDIENTE

O BOLETIM De olho na política – é uma publicação de responsabilidade do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas.

Responsáveis: Prof. Robson Sávio Reis Souza | Profa. Raquel Beatriz Junqueira Guimarães |Estagiário: Bruno Alves

E-mail: nesp@pucminas.br

Site: www.pucminas.br/nesp  | Blog: www.pucminas.br/nesp/legislativo

Telefone: 3319-4978

Pesquisas realizadas entre os dias 23/08 e 29/08

“Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”,

A CNBB lançou este mês o documento “Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”, no intuito de orientar os católicos nas próximas eleições.

Trata-se de um documento apartidário, porém, à luz da doutrina social da Igreja e dos documentos papais e episcopais. “As eleições deste ano de 2014 são importantes, não só porque presidente, deputados, senadores e governadores têm uma incidência muito grande na vida da população, mas porque está em jogo também o projeto político, social e econômico para o Brasil”, diz o texto.

Será que a Igreja Católica, ao emitir o documento, estaria “se metendo em política”, como alardeiam os ingênuos?

Primeiro, nós, cristãos, somos todos discípulos de um prisioneiro político. Jesus não morreu doente na cama. Foi preso, torturado e condenado à pena de morte dos romanos (a cruz) por dois poderes políticos!

Segundo, em política ninguém é neutro, seja por omissão, seja por participação.

Terceiro, historicamente, a Igreja sempre tendeu a fazer a política dos nobres, dos opressores, dos escravocratas e dos poderosos.

A CNBB elenca as conquistas significativas dos governos do PT: “os dados mostram que, nos últimos dez anos, cerca de 28 milhões de brasileiros deixaram a extrema miséria e a pobreza e passaram a ter uma renda melhor. Este foi um salto significativo na nossa realidade social. Um dos fatores importantes para este resultado foi o aumento real do salário-mínimo – acima da inflação. Outra contribuição veio do programa de transferência de renda para famílias extremamente pobres, o Bolsa-Família. A taxa de desemprego vem caindo regularmente desde 2003 e ficou em 5,4% em 2013. O Brasil foi um dos países onde se registrou maior redução da pobreza nesse período”.

Quanto aos aspectos negativos, diz o documento: “como apontaram as manifestações, os recursos para a saúde e para a educação - as principais políticas sociais de um país - são bastante limitados e vêm aumentando muito lentamente”.

Quanto aos gastos com a dívida pública: “se quisermos saber para quem um governo trabalha, temos de examinar para onde estão indo os recursos. Atualmente, eles são destinados, em primeiro lugar, para o pagamento da dívida pública e de seus juros. Em 2013, quase metade do orçamento público (40%) foi destinado para os juros, amortização e rolagem da dívida, enquanto menos de 5% foi para a saúde e menos de 4% para a educação. Este ‘sistema da dívida’ é o grande devorador dos recursos públicos. É o maior gasto do governo, e faz com que faltem recursos para o transporte, a saúde, a educação, o saneamento básico e outras políticas sociais”.

O documento critica ainda a violação dos direitos indígenas e dos quilombolas; a lentidão da reforma agrária; as privatizações; os megaprojetos que afetam as populações mais pobres. E reforça o apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que recolhe assinaturas em prol da reforma política, e conclama a participação no plebiscito por uma Constituinte exclusiva pela reforma política, que ocorrerá na Semana da Pátria, entre 1 e 7 de setembro.

Frei Betto é escritor, autor de “Calendário do Poder” (Rocco), entre outros livros.

 

http://www.arquidiocesebh.org.br/site/downloads/cartilha_eleicoes.pdf

2010

2010

Arquivo do blog