O povo brasileiro é o que há de melhor no Brasil, segundo a opinião de 45% dos entrevistados pela pesquisa “Perfil do Turista Estrangeiro e Imagem do Brasil”. Além da acolhida, os visitantes citaram também as belezas naturais (23%). A Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) ouviu 2.405 pessoas de 27 países, que visitaram o Brasil em junho de 2009. “A pesquisa mostra que mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
O Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada por 45% dos estrangeiros entrevistados, seguida de São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%). Quando o assunto é comida, as mais citadas são: feijoada (20%), churrasco (16%), feijão com arroz (9%) e carnes diversas (9%).
O símbolo do País, para os estrangeiros, é a bandeira brasileira (24%), o Cristo Redentor (17%), o futebol (7%), o Corcovado e o Pão de Açúcar (6%). Segundo Jeanine Pires, presidente da Embratur, a percepção de que o Brasil é um País emergente aparece como ponto positivo na formação de opinião. “Esses dados são essenciais na promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que sediaremos a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”.
O estereótipo da mulata parece ter saído da cabeça dos turistas: quando questionados sobre a imagem que têm do povo brasileiro, a alusão às mulheres não chegou a 1%, enquanto 25% se referiram à alegria e felicidade do nosso povo, 18% ao jeito amigável e outros 18% à simpatia.
O que não agrada é a criminalidade (22%) e a pobreza (18%), no entanto 10% dos turistas não vêem pontos negativos. Os turistas estrangeiros pesquisados têm entre 18 e 75 anos e passaram no mínimo três dias a passeio. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.turismo.gov.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário