quinta-feira, dezembro 31, 2009

Chegou a hora para uma mudança profunda.

 

3669bad1b8c28a78d9e0cd3cba9dd3fb014135f0_wallpapersuggest_com_png-t2

Quase um trilião de dólares foram gastos com as guerras no Afeganistão e no Iraque, mas em termos globais, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estão caindo lamentavelmente curto de seus alvos. O secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon, apelou a uma forte presença na 65ª Sessão anual da Assembléia Geral da ONU em Nova York em 2010. Mas não será que precisamos de adoptar uma abordagem totalmente nova para a gestão das questões globais?

$ 945.724.444.245 para ser exato, foi gasto até agora em duas guerras - Afeganistão (compreensível) e Iraque (incompreensível). Embora as Nações Unidas (bem-intencionadas) os organismos tentam fazer sons positivos sobre a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, um olhar mais atento ao último relatório ODM indica tendências preocupantes e miseráveis que são totalmente inaceitáveis para aqueles de nós que defendem a existência de um mundo em que cada criança deve gozar dos direitos e oportunidades iguais mesma como um direito de nascença, seja de qual lado de uma fronteira invisível que ele tenha nascido.

Nova York preparou o terreno para um compromisso dos líderes em Setembro de 2000 na Cimeira do Milénio, que culminou na Declaração do Milénio, no sentido de uma nova parceria global para abordar a redução da pobreza em oito áreas, com objetivos calendarizados (a data-limite de 2015) . Kofi Annan criou a Campanha do Milênio das Nações Unidas em 2002 para promover o apoio para os ODM e o Projeto do Milênio foi o resultado desta, ou seja, um plano de ação concreto para atingir os objetivos. Seus estudos produziram o relatório "Investir no Desenvolvimento: Um Plano Prático para Alcançar os Objetivos do Milênio" pelo Professor Jeffrey Sachs (2005), o ano da Cimeira Mundial em Nova York para tomar medidas firmes sobre questões de desenvolvimento global.

Enquanto seja encorajador que os líderes mundiais estejam em discussões, ao mesmo tempo é animador saber que temos um Presidente dos Estados Unidos da América que, como senador, em 2007, esteve profundamente envolvido na formulação da Lei Global de Pobreza (Global Poverty Act), embora tenha havido movimento positivo em uma série de questões, continua a ser totalmente inaceitável que, enquanto foram gastos quase mil biliões de dólares em providenciar contratos para os lobbies de armas (e devastar tantas famílias), há tanto mais a fazer e um perigo real de que os Objetivos do Milênio não serão atingidos.

Enquanto no hemisfério norte, os fat-cat banqueiros estavam recebendo prémios, apesar de terem levado os sistemas financeiros do mundo à ruína, a crise empurrou mais 100 milhões de pessoas debaixo do limiar de pobreza. Relações com as nações em desenvolvimento, que continuam a respeitar os laços coloniais da época imperialista, tantas vezes com seqüências políticas e financeiras à mistura (corromper para controlar) significam que os problemas reais que regem a gestão macro-económica global não têm sido abordadas em qualquer nível.

E qual é o resultado?

Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) 1: Eradicar a extrema pobreza e a fome
Embora tenha havido algum sucesso na Índia e na RP China na redução do número de pessoas que vivem com menos de um dólar americano/dia, as taxas de pobreza têm vindo a aumentar na Ásia ocidental, e pouco ou nenhum progresso foi registado na África Sub-Sahariana. Como podem as pessoas ter as mesmas oportunidades na vida, se nascem no seio de famílias com poder de compra mínima?

ODM 2: A educação primária universal
O número de crianças sem acesso à escola primária diminuiu de 103 para 72 milhões de 1999-2006. No entanto, na África Sub-Sahariana apenas 71 por cento têm acesso e 38 milhões de crianças continuam a ser excluídos do sistema escolar. Como eles podem ter uma hipótese igual, se nem sequer aprendem a escrever o seu nome?

ODM 3: Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres
Oceânia conseguiu ir para trás a este respeito, enquanto na África Ocidental e Central, a repetição escolar e as taxas de abandono são comuns entre as meninas, porque delas é esperados sustentar a família, enquanto seus irmãos vão à escola. Vários fatores que contribuem para baixas taxas de matricula escolar são muito mais devastadores entre a população jovem do sexo feminino do que entre os jovens do sexo masculino.

ODM 4: Redução da Mortalidade Infantil
As estatísticas mostram que uma criança que nasce em um país "desenvolvido" tem 13 vezes mais hipóteses de sobreviver do que um que nasce no "lado errado" da fronteira. 27 países fizeram nenhum progresso entre 1990 e 2006 em termos de mortalidade infantil. As taxas de escolarização baixa entre as mães e as crianças nascidas em áreas rurais e nas famílias mais pobres estão, naturalmente, em risco.


ODM 5: Melhoria das Condições de Saúde Materna
500.000 mulheres morreram durante a gravidez, o parto ou nas 6 semanas após o parto, em 2005. Noventa e nove por cento destas estavam em países em desenvolvimento. A igualdade de género portanto não existe como um direito de nascença - uma em 7.300 mulheres morre de causas evitáveis relacionadas ao parto em países "desenvolvidos", enquanto que em países menos desenvolvidos (PMD), a proporção é de apenas 1:22.

ODM 6: Combater o HIV / SIDA, a Malária e outras doenças
A cada 15 segundos uma pessoa morre de AIDS. 4 pessoas por minuto, 229 por hora, 5.500 por dia, enquanto que há 7.500 novos infectados com HIV/AIDS por dia - 2,7 milhões de pessoas em 2007, enquanto no mesmo ano 2 milhões de pessoas morreram da doença. Enquanto isso, o número de pacientes que vivem com HIV aumentou de 29,5 milhões em 2001 para 33 milhões em 2007. O epicentro: a África Subsariana.


ODM 7: Garantir a Sustentabilidade Ambiental
2005 viu 28 bilhões de toneladas de emissões de CO2, que registou uma subida de 1990-2005 de 30%. Nas nações "desenvolvidas", as emissões são de 12 toneladas/pessoa/ano - contra 3 toneladas métricas em países menos desenvolvidos. O crescimento anual de emissões de CO2 de 2000 e 2005 foi maior do que de 1990 a 1999. Copenhaga viu quão longe o mundo está de chegar a qualquer tipo de acordo. Parece que para ser desenvolvido, tem-se de lixar o Planeta.

 
ODM 8: Desenvolvimento de uma Parceria Global para o Desenvolvimento
Assistência Oficial ao Desenvolvimento (APD) tem caído nos últimos anos, enquanto muitas áreas da África Subsaariana continuam a registar taxas de crescimento zero em termos de melhoria da qualidade de vida.

A idéia é que mais contribuem para as alterações climáticas o número de limousines alugados em reuniões da ONU do que o ar quente produzido durante as conversações. A humanidade é governada por um clique de elitistas que funcionam como um clube de rapazes de viagem, cegos aos interesses colectivos.

Se assim for, há uma real necessidade de uma nova geração de dirigentes políticos responsáveis que sentem a necessidade de servir os interesses daqueles que os elegeram.

O que vemos hoje é totalmente inaceitável. Como é que pode alguém que diz ser inteligente ou sensível comemorar o Ano Novo 2010? É que desafia a lógica…

Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru

© 1999-2006. «PRAVDA.Ru». No acto de reproduzir nossos materiais na íntegra ou em parte, deve fazer referência à PRAVDA.Ru As opiniões e pontos de vista dos autores nem sempre coincidem com os dos editores.


Rambler's Top100

Рейтинг@Mail.ru
SpyLOG

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog