segunda-feira, janeiro 25, 2010

Segurança para abastecer os veículos!.

image010 *1º Truque: ***Encher o tanque  sempre pela manhã, o mais cedo possível.***
A temperatura ambiente e do solo é  mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao  estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O  contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os  combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao méio dia,  pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.  Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem  um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível  nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura.  Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja  exato.


*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola  ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se  exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira  sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente,  cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num  cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem  o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo  uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se  transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira de  combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os  postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba  pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos  combustível no tanque pagando mais dinheiro. 


*3º. Truque: Encher o tanque  antes de que este baixe da metade.***Quanto mais combustível tenha no depósito,  menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que  você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no  interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a  evaporação ao mínimo.


*4º Truque: Não encher o tanque  quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem  imediatamente depois.***Se chega você ao posto de conbustíveis e vê um  caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do  mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito  posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado  dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos  mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em  suspensão por um tempo.Assim sendo você corre o risco de abastecer seu  tanque com combustível sujo.

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