terça-feira, junho 16, 2009

IPVC lança Mestrado em Agricultura Biológica


Formar especialistas com conhecimentos técnicos e científicos para a produção, transformação, certificação e valorização dos produtos agrícolas biológicos e facultar competências para a concepção de projectos de inovação, de transferência de tecnologia e de empreendedorismo” são alguns dos objectivos a que se propõe a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESAPL-IPVC], com a edição 2009/2011 do curso de mestrado em Agricultura Biológica.

tomates_biologicos

“No sector alimentar têm surgido diversos problemas de segurança, que resultaram em sérias preocupações por parte dos consumidores e numa maior exigência de garantia de qualidade e de informação sobre os métodos de produção e de transformação dos alimentos. Deste modo, o consumo de produtos biológicos tem aumentado em todo o mundo” refere a propósito Isabel Mourão, Coordenadora do mestrado em Agricultura Biológica da ESAPL-IPVC.

Segundo a docente, “a consciência dos prejuízos ambientais irreversíveis resultantes de práticas que causam poluição do ar, do solo e das águas, a degradação de recursos naturais e a destruição de ecossistemas frágeis, levaram a opinião pública a exigir uma atitude mais responsável relativamente ao património natural comum” afirma e acrescenta que “o modo de produção biológico tem contribuído para o aumento da fertilidade dos solos e da retenção de água e para uma melhor eficiência na utilização dos recursos, para além de um menor impacto nas alterações climáticas. Assim, a maior sustentabilidade deste modo de produção apresenta uma melhor garantia de produção de alimentos a longo prazo”.

“Em Portugal existe uma evidente escassez em produtos biológicos, cujo mercado potencial se encontra em expansão” explica Isabel Mourão justificando mais uma edição do curso de mestrado.

“Para além do corpo docente da ESAPL-IPVC, o curso será ministrado por um conjunto de aproximadamente 25 convidados especialistas portugueses e espanhóis, de reconhecido mérito no sector da Agricultura Biológica. Estão ainda incluídas cerca de 15 visitas de estudo, em Portugal e na Galiza, a empresas de produção, transformação e comercialização de produtos hortícolas, agrícolas e pecuários no modo de produção biológico, e ainda a instituições e empresas nas áreas dos sistemas de informação geográfica e desenvolvimento rural.

Titulares do grau de licenciatura ou bacharelato em Eng.ª Agronómica, Eng.ª Agrícola, Eng.ª Zootécnica, Eng.ª Alimentar, Eng.ª do Ambiente, Biologia, Ciências Biológicas, Biotecnologia e outros cursos afins, constituem condições de acesso a este curso.

“Assessoria técnica em explorações e empresas de Agricultura Biológica; Assessoria técnica e participação em projectos de desenvolvimento da Agricultura Biológica, junto de associações e organizações de produtores e associações interprofissionais do sector; Organismos públicos e privados de inspecção e certificação; Serviços da administração central, regional e local com competências no desenvolvimento rural sustentável, conservação da natureza e turismo em espaço rural; Empresário agrícola; Empresas na área da consultoria e elaboração de projectos de investimento, planeamento e de desenvolvimento” são algumas das saídas profissionais deste curso de mestrado.

O mestrado em Agricultura Biológica, cujas candidaturas se encontram a decorrer, será ministrado na ESAPL-IPVC, a partir de Outubro de 2009, semanalmente, à sexta-feira e ao sábado.

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog