Com o 40º aniversário da chegada à Lua dos EUA, e aceitando que tal história não é de facto uma fabricação, aparecem várias peças de teatro na comunicação social internacional sobre a “derrota” do programa espacial da URSS. Mais disparates.
Falar da “perda de supremacia” no espaço é um absurdo, depois dos Estados Unidos da América terem dependido nos russos para chegar à Estação Espacial Internacional depois dos acidentes dos vai-vem. E falar da “derrota” do programa espacial soviético, quando a corrida no espaço foi uma corrida pacífica e científica, para o bem da humanidade, parece politizar uma área não política para servir, mais uma vez, fins anti-russas e para criar cenários negativos na opinião pública internacional. E depois de 2010, quando os vai-vem ficam na terra de vez, quem vai continuar a levar homens, mulheres e carga à EEI?
Se houve uma corrida ao espaço, foi ganho pela União Soviética com o primeiro satélite (Sputnik, 1957) ou o primeiro lançamento de um ICBM (R7 Semyorka, 1957). Ou o primeiro animal no espaço, Laika (1957). Ou o primeiro foguete em órbita, Luna 1 em 1959.
A primeira transmissão de telemetria do espaço em 1959. No mesmo ano, o primeiro foguete a passar a Lua e o primeiro objeto a entrar em órbita solar (Luna 1). No mesmo ano, as primeiras fotografias do lado escuro da Lua (Luna 3).
1960, dois cachorros, Belka e Strelka, voltam à Terra depois de estar em órbita (Sputnik 5). A primeira sonda para Marte (1960, Marsnik 1). No ano seguinte, a primeira sonda a chegar a Vénus (Venera 1)
Ou o primeiro homem, Yuri Gagarin (Vostok 1, 1961). Gherman Titov no mesmo ano foi o primeiro homem a passar um dia no espaço e a dormir no espaço. Ou a primeira mulher, Valentina Tereshkova (1963). Ou o primeiro caminho no espaço (Aleksei Leonov, 1965). Ou a primeira chegada à lua em 1959 (Luna 2). Primeiro objeto na superfície de Vénus, 1965 (Venera 3). 1966, Luna 9 foi o primeiro objeto a fazer contato com a Lua e fazer uma transmissão. Primeira órbita lunar, 1966.
Primeira acoplagem no espaço, não tripulado (Cosmos 186/188) em 1967. Os EUA só conseguiram imitar este feito em 2006. 1969, primeira acoplagem tripulada e troca de tripulações. Primeiras amostras da Lua enviadas pela Luna 16 em 1970. Primeiro robô na Lua em 1970 (Lunokhod 1). No ano seguinte, primeiros dados recebidos da superfície de outro planeta, Vénus.
Ou a primeira estação no espaço (Salyut 1, 1971). Ou os recordes espaciais constantemente estabelecidos pelo Mir. 1971, a primeira sonda a chegar à superfície de Marte (Mars 2). 1975, primeiras fotografias da superfície de Vénus. 1984, primeira mulher a caminhar no espaço, Sveltana Savitskaya.
1986, primeira tripulação a visitar duas estações espaciais (russas), Salyut e Mir.
Centenas de lançamentos foram feitos nos anos recentes de satélites e foguetes de carga. Estrangeiros foram levados ao espaço do território russo, incluindo um brasileiro. Rússia hoje olha não para a Lua mas sim para Marte. Em Moscovo um simulador já está a preparar cosmonautas para a viagem.
E os norte-americanos fazem uma grande festa acerca de uma bandeira na Lua, flutuando no vento? E depois “descobrem” um vídeo provando que tal realmente aconteceu 40 anos depois?
Então se ficam felizes com isso, parabéns!
Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru
Nenhum comentário:
Postar um comentário