O GRIPEN NG
O “Demonstrador de Novas Tecno logias” Gripen NG é um jato experimental para estudos de alta tecnologia de dois assentos que foi apresentada ao público em 23 de abril de 2008.
Esse novo Gripen teve sua capacidade de armazenamento de combustível aumentada, é equipado com um turbojato de maior potência, capacidade de transporte de armas incrementado e aviônica modernizada, entre outras melhorias.
A nova aeronave também é citada como “Gripen Demo”.
O Gripen NG (Next Generation) terá novos componentes como o mo tor GE/Volvo Aero F414G, um desen volvimento do empregado no F/A-18E/F Super Hornet. O motor produzirá 20% mais potência que sua versão inicial 980 kN (22 000 lb) possibilitando voos em regimes de supercruzeiro a velocidade de 1,1 Mach equipado com mísseis ar-ar.
As modificações para versão G incluem um novo sistema e software de controle digital do motor (FADEC).
Comparado com o último modelo do Gripen, a variante D, o NG teve seu peso máximo incrementado de 14 000 kg para 16 000 kg com uma melhoria no peso vazio de 200 kg.
O sistema de troca de dados (datalink) denominado “netcentric warfare” emprega um databus multifrequência em alta velocidade, com encriptação de transmissão de dados e tudo com visualização fácil para o piloto.
O cockpit é totalmente digital com telas MFD – Multi Function Displays (telas multifuncionais), HOTAS – Hands On Throttle And Stick (mãos na manete e no manche), além de capacete com visor digital.
Os trens de pouso foram redesenhados e seu compartimento modificado, acarretando reprojeto estrutural e melhorando o armazenamento de combustível que foi ampliado em 40%, o que proporcionou um alcance para aeronave de 4 070 km.
A nova configuração de transporte externo de armas também favoreceu a acomodação de mais dois pontos duros para armas sob a fuselagem.
Uma das principais inovações do Gripen NG será o emprego do radar de escaneamento eletrônico ativo conhecido pela sigla em inglês AESA, que será desenvolvido pela Saab e SELEX Galileo.
Ele será baseado no sistema Raytheon NA/APG-79 que equipa o F/A-18E/F. Duas empresas da Saab estão envolvidas na empreitada de projeto do novo radar, a Saab Aerosystems e a Saab Microwave Systems – em cooperação com a SELEX Galileo – que visam principalmente o pro grama do caça brasileiro. Os testes com o esse equipamento serão iniciados em meados de 2009.
Além do sistema ativo de radar, o NG terá o sistema IRST de busca e rastreamento infravermelho semelhante ao do Su-27.
O primeiro voo do Gripen NG, ou Demo, foi realizado em 27 de maio de 2008 com duração de 30 min, alcançando a altitude máxima de 6 400 m. Em 21 de janeiro de 2009, o Gripen NG voou a 1,2 Mach sem pós-combustão nos ensaios em regime de supercruzeiro.
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