Oito buracos do planeta Terra
13.05.2011
- O planeta Terra é bela e terrível com seus objetos naturais e artificiais. Eles são fascinantes e assustadores ao mesmo tempo. Alguns desses objetos são buracos no chão, alguns artificiais e outros de origem natural. Todos eles têm uma coisa em comum - a forma circular quase perfeita e, portanto, são lindos. No entanto, o pensamento das forças que feriu o planeta são desconfortáveis.
Mirny Diamond Mine, Yakutia.
Este monstro homem situado na cidade tem um nome despretensioso - Mirny (que traduz do russo como "pacífico"). A profundidade deste buraco chega a 525 metros eo seu diâmetro é de 1.200 metros. Algumas pessoas chamam esta mina o "umbigo da terra", e um rumor sugere que os voos de helicóptero sobre a cratera gigante é proibido como elas são sugadas para dentro. A mina foi ininterruptamente abastecer o mercado com diamantes de 45 anos, e estes diamantes são um reconhecido padrão de qualidade e beleza. gabinete de arquitectos "AB Ellis" tem desenvolvido um projecto de "eco-cidade", a ser construída na cratera. "2020 Eco-cidade", prevê a construção de uma cidade gigante, que pode acomodar mais de 100 mil pessoas. A construção será dividida em três níveis principais, com áreas de estar e áreas para lazer e entretenimento. Uma das características do projeto é de um telhado de vidro que protege coberto com células solares.
Big Hole África do Sul, Minas Kimberley.
Big Hole escavada por 50 mil pessoas entre os anos de 1871 e 1914
O famoso Big Hole é também uma mina de diamantes, e foi desenvolvido manualmente. Pessoas escavados cerca de 22 milhões de toneladas de rocha para produzir apenas três toneladas da pedra preciosa. A pedreira fechada em 1914, e sua morfologia atual se assemelha a uma cratera vulcânica. O tamanho do círculo é de cerca de 1,8 km, e paredes verticais estão caindo com a profundidade de 1.200 metros. A água subterrânea cheia meia cratera, mas isso não impede que turistas de admirar sua grandiosidade.
Monticello Funil Dam, Napa, Califórnia, EUA.
Esta é a rainha de todas as crateras provocadas pelo homem, a personificação do buraco negro cósmico.
Estamos a falar de água do vertedouro circular enorme chamado "buraco negro", pois esta é a maneira que os pilotos vê-lo do ar. Na verdade, é um tubo enorme, com um diâmetro de 22 metros projetado para controlar os níveis de água ao redor da represa. As abas abertas no período chuvoso para perder o excesso de volume de água e evitar danos ao corpo da barragem. Velocidade da água na cratera é de aproximadamente 1.370 metros cúbicos por segundo. Construção da barragem foi concluída em 1957. Essa estrutura em arco é de 93 metros de altura e 312 metros de comprimento. Como você pode adivinhar, nadando no reservatório quando o tambor é aberto é proibida, pois vai sugar tudo dentro
Bingham Canyon, em Utah, EUA.
Esta é a maior mineradora a céu aberto para ativos de mineração de cobre, molibdênio, ouro e prata, localizada próxima a Salt Lake City. Possui o título de a maior escavação feita pelo homem. Seu desenvolvimento foi lançado em 1863 e continua até hoje por causa da alta produtividade. Mais de 17 milhões de toneladas de cobre, 652 toneladas de ouro e 5.386 toneladas de prata foram escavados aqui. Este poço com uma profundidade de 1.200 metros e uma largura de 4.000 metros, em 1966, foi declarada patrimônio histórico nacional dos Estados Unidos e se tornou um local de peregrinação turística. A plataforma de observação foram instalados a partir do qual pode-se observar o trabalho na parte inferior.
O grande buraco azul
É um lugar que se tornou um cult para o famoso Jacques Yves Cousteau, que o incluiu entre os dez primeiros melhores lugares para mergulho. Este fantástico rodada Coral Cave é de 300 metros de largura e 145 metros de profundidade, as suas dimensões sugerem que ela é a maior caverna conhecida do mundo. Ele está localizado no Mar do Caribe a 100 km de Cidade de Belize. A abundância do mundo subaquático dos recifes de coral e impressionante clareza da água, juntamente com a forma incomum, fez The Great Blue Hole uma Meca para os mergulhadores.
Abismo Sarisariñama,
Venezuela. Estes furos redondos estranhas estão localizados em um planalto a uma altitude de 2.300 metros acima do nível do mar no sul da Venezuela (Estado Bolívar) e são conhecidos como o misterioso Sarisariñama buracos. Eles têm um diâmetro de aproximadamente 350 metros e sua origem é desconhecida. Alguns dos furos não têm apenas uma forma perfeitamente correta, mas sua profundidade estranhamente coincide com o diâmetro. Uma das teorias da formação dessas quedas aponta para a erosão dos rios subterrâneos que foram arrastados para fora de arenito em determinados lugares. A região da Venezuela é conhecida por algumas plantas e animais endêmicos, indicando o seu longo isolamento. O "Mundo Perdido" de hoje não é acessível para os turistas comuns.
Cratera de Barringer Meteorito,
Arizona, EUA. Alguns meteoritos caíram no chão, como o de Tunguska, e não deixou crateras para trás. Cratera de Barringer é perfeitamente preservado e tem uma forma de lua. É uma enorme bacia de 1.200 metros de largura e 200 metros de profundidade. O meteorito foi de aproximadamente 30 metros de largura, tinha um peso de cerca de 100 toneladas e atingem a superfície da Terra cerca de 50.000 anos atrás. Foi grande o suficiente para formar uma cratera clara impressionante, mas pequena demais para acabar com a região.
Guatemala Sinkhole.
O afundamento do solo, com um diâmetro de 30 metros e uma profundidade de aproximadamente 60 metros de consumiu uma dúzia de prédios na Cidade da Guatemala, Guatemala. A tragédia ocorreu em julho de 2010, após o ciclone tropical Agatha. Duas pessoas foram mortas no "garras do diabo." Os geólogos explicam que a forma redonda incomuns da abertura tem a ver com a forma de grutas cársicas subterrâneas. O solo nessa área é rica em calcário e sais que se dissolvem facilmente em água. Tais falhas são típicas para os estados do sul dos EUA e da América Central, mas seu tamanho e perfeitamente redondos têm ofuscado o resto.
Lubov Lyulko
Pravda.Ru