16-12-2010 (Paris)
"21st Century Media: Novas Fronteiras, Nova Barreiras" é o tema da próxima edição do World Press Freedom Day, que será comemorado em 03 de maio de 2011. Os eventos são planejados em mais de 100 países para celebrar o Dia, que também marca o 20o aniversário da Declaração de Windhoek para a promoção de uma imprensa livre e pluralista.
Entre os destaques será a apresentação da UNESCO / Guillermo Cano World Press Freedom Prize. A cerimônia de premiação será realizada no National Press Club em Washington, DC O Prêmio, criado em 1997, é atribuído anualmente a uma pessoa, organização ou instituição que tenha feito uma contribuição importante para a defesa e / ou promoção da liberdade de imprensa, em qualquer lugar o mundo, especialmente se correr riscos envolvidos.
Uma conferência internacional também será realizada em Washington, 1-3 de Maio sobre o tema para o Dia, organizada pela UNESCO, os EUA do Departamento de Estado e mais de 20 parceiros da sociedade civil. O John S. e James L. Knight Foundation é um financiador principal do evento, que será apoiada por doações privadas. A conferência terá lugar no Newseum, que é um museu dedicado à história da imprensa e à liberdade de expressão em todo o mundo. Os debates incidirão sobre o papel crescente da Internet, o surgimento de novos meios de comunicação eo aumento dramático na rede social. Para obter uma lista completa das organizações que acolheram esta diálogo e de voluntariado de apoio à co-anfitriã da organização do evento, clique aqui .
Um evento especial está prevista para 04 de maio na sede das Nações Unidas em Nova York para marcar o 20o aniversário da Declaração de Windhoek. Aprovada em 1991, após uma conferência realizada em Windhoek (Namíbia), sobre o desenvolvimento de uma imprensa livre Africano, esta declaração salienta a importância de uma imprensa independente para o desenvolvimento ea preservação da democracia eo desenvolvimento econômico. Dois anos mais tarde, a Assembléia Geral da ONU estabeleceu o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Este aniversário será comemorado em Windhoek com uma conferência regional para analisar o futuro da comunicação social na África. A publicação, "Então isto é a liberdade de imprensa? 20 anos após a Declaração de Windhoek sobre "liberdade de imprensa, análise de duas décadas de liberdade de imprensa em África, será lançada.
Nos Estados Árabes, a UNESCO ea rede via satélite Al Jazeera vai trabalhar em conjunto para sediar uma série de eventos para marcar o dia.
A UNESCO também está incentivando todos aqueles que estão comemorando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa a observar um minuto de silêncio em memória dos jornalistas que deram a vida pelo nosso direito de ser informado.
Temas relacionados / países
· Liberdade de Imprensa
· Estados Unidos da América
· boletim semanal
· UNESCO / Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa Prêmio Mundial de 2011
· Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2011
Informações para contato
Contato
Fonte
Links Relacionados
Nenhum comentário:
Postar um comentário