segunda-feira, junho 25, 2012

Filósofo Charles Girard aponta riscos do consenso para a democracia e defende confronto de opiniões

Na segunda conferência do Fórum Senado Brasil 2012, o filósofo Charles Girard, professor da Universidade de Paris-Sorbonne, defendeu a democracia contra a “sedução do consenso”, que, em seu ponto de vista, põe em risco os próprios objetivos do regime democrático. A palestra ocorreu na última quinta-feira.

Segundo Girard, o resultado da Conferência Rio+20, abaixo da expectativa dos comentaristas, é um exemplo de como a busca insistente do consenso pode provocar imobilidade por falta de acordo. O silêncio da minoria pode aparentar consenso, quando na verdade é uma forma de evitar riscos ou uma pressão da opinião dominante. No entanto, concluiu o professor, para efeitos ­práticos, é preciso na democracia encontrar um compromisso entre a legitimidade e a eficácia.

Para o filósofo, são exigências próprias ao regime democrático que criam o desejo de unanimidade. A primeira é a de que cada indivíduo, como cidadão, tenha direito de ser reconhecido como igual aos outros. Segundo, o fato de que “o consentimento dos cidadãos é a fonte de todo poder legítimo”. Apesar disso, o consenso ameaça a democracia, defende Girard. Antes de se buscar o consentimento à decisão eleitoral da maioria, é preciso apoiar um debate político autêntico com representação equitativa de todos os grupos sociais.

— Sem confronto de opiniões, o pensamento se torna dogma. Esperar que o consenso se forme espontaneamente para agir é, na verdade, renunciar a agir, pois nas sociedades de massa contemporâneas, não existe unanimidade. É preciso que, na tomada de decisão, cada um possa defender seu interesse — disse.

Girard acredita que, quando se estabelecem eleições livres, na verdade, se deseja alcançar o consenso, como se a maioria falasse por todos. Isso, no entanto, nega as opiniões minoritárias e as divergências que o voto revela. “O voto expõe clivagens e desacordos. O consenso unifica e homogeniza”, resumiu.

O fórum vai até 7 de agosto. Os seminários começam às 19h no auditório do Interlegis e a entrada é gratuita. Inscrições  pelo site www.senado.gov.br/senado/forumsenado2012.

Jornal do Senado

(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/06/25/filosofo-charles-girard-aponta-riscos-do-consenso-para-a-democracia-e-defende-confronto-de-opinioes

Nenhum comentário:

2010

2010

Arquivo do blog